Quando comecei no ginásio o tema 'refeições' foi uma das minhas maiores dificuldades. Simplesmente porque não sabia o que devia comer antes (para não ter azia, vomitar ou sentir-me cheia) e muito menos o que comer depois, para não estragar o esforço realizado...
Então, entre pesquisas, encontrei algum consenso que publico aqui. Isto pode ser útil, não só para quem pratica desporto regularmente mas também para quem faz caminhadas ou exercício físico esporadicamente.
Antes do treino:
É conveniente realizar uma refeição pelo menos 30 minutos antes do treino. Essa refeição deve ser rica em hidratos de carbono e proteínas. De um modo geral: pão branco, iogurte light, cereais... O chocolate preto é sempre um ingrediente adicional capaz de fazer milagres na nossa consciência, sem fazer mal nenhum à linha!
- De manhã:
Deve-se comer nos 30 minutos após acordar para impulsionar o metabolismo.
Aveia, banana e ovos são ótimas opções.
- De tarde:
O snack deve consistir em alimentos de fácil digestão, pobre em fibras e com baixo teor de gordura.
Sandes de pão de cereais, banana, fatias de maça com manteiga de amendoim são boa ideia.
Em cima da hora, uma banana e/ou uma barrita de cereais podem salvar a situação, por isso devem fazer parte da mala de treino!
Depois do treino:
Deve-se comer 30 minutos a uma hora após o treino, isto para que o nosso corpo não comece a consumir massa muscular!
O facto chave - muito importante - está na proteína. Um punhado de amêndoas, batido de fruta com leite magro, fruta com queijo ou com iogurte magro, arroz, feijão e ovos são ideias saborosas e acessíveis.
Menos acessíveis são os batidos de proteína (proteína whey isolada - é o melhor!) mas o preço compensa nas quantidade de doses e no efeito obtido. Eu, sinceramente, enjoei!
Lembrar que nada disto compensa ou substituí uma alimentação saudável e adequada ao nosso dia-a-dia e às nossas necessidades nutricionais!