31 de outubro de 2013

Emigrar

Ultimamente quase todos os dias fico a saber que algum amigo ou conhecido vai emigrar ou já emigrou.
Costumava ficar surpreendida, mas já não fico. Mas é muito triste ver "abalar" aqueles que gostamos, que amamos, que nos fazem companhia, que deixam uma vida de amigos e família para trás porque no seu país não têm a oportunidade de ser alguém, de ser feliz, a fazer o que gostam, com umas condições dignas.
É desesperante...
E eu apoio-os, porque os compreendo. Aqui não estamos a viver, estamos a sobreviver.
Não estamos a ser felizes, estamos remediados, habituados, iludidos pelo clima e pouco mais.
Penso muitas vezes nisso. A única coisa que ainda me faz estar por aqui é a minha família, que valorizo acima de qualquer outra coisa. Os amigos sei que, aos poucos, vão indo também, e com sorte vamos juntos. E, com as facilidades a nível de transportes, estamos todos relativamente perto.
Afinal, há muito que deixamos de pertencer a um sítio só, somos do mundo.



Só tenho pena que algumas "coisas" não caibam dentro da mala.

Alguém emigrou? Pensa em emigrar? Alguém com uma história para contar?
Gostava de ouvir, de saber a vossa opinião.
É um assunto que me vem à memória, até já de forma inconsciente, mas há sempre mil e uma reticências...

30 comentários:

  1. Os meus pais emigrar a quase 8 anos, a minha prima e o namorado a cerca de um ano e mais recente foi o meu namorado. E eu própria já fui emigrante durante dois anos. Mas dói estar longe daqueles que custamos a distância dói mas o que magoa mais é a saudade.

    ResponderEliminar
  2. tenho escrito sobre isso, porque me tem acontecido frequentemente. Deixo-te o link:

    http://nadinhadeimportante.blogspot.pt/2013/08/tu-es-minha-sobrinha-c.html

    ResponderEliminar
  3. Como eu compreendo essas pessoas. Já estive um ano fora mas, por motivos pessoais, tive que voltar. Este ano já é o meu último ano de licenciatura (3 ano) e, por isso, assim que acabar, aqui vou eu de "malas aviadas". É triste ver o nosso Portugal bonito, o Portugal do verão, do outono, do inverno e da primavera. Portugal da boa comida portuguesa, Portugal da sua grande hospitalidade, Portugal dos seus varidos e ricos costumes. O nosso Portugal do radioso Sol.

    ResponderEliminar
  4. Acho que, definitivamente, sou a única pessoa a viver em Portugal que não pensa isso..
    Quer dizer.. eu vim para cà, da Suiça, porque acreditava. E fico. E acredito e daqui não vou embora.
    Também conheço uma família de belgas ( sim, mesmo belgas que nem falavam 1 palavra de português) que vieram para apostar em Portugal há 3anos.. eu estou aqui há 2 e acho ser das poucas que não vê as coisas de forma tão negativas,que aposta... não sei bem..

    ResponderEliminar
  5. A minha irmã acabou o curso dela à um ano e ainda não encontrou trabalho e cada vez mais a emigração é uma opção. Vivo diariamente com a sensação de querer aproveitar todos os momentos com ela. É horrível lutar por ficar num país que parece não nos querer.
    É triste :/

    ResponderEliminar
  6. É um tema que me custa muito! Custa mesmo, de verdade... Dá-me um nó na garganta e não consigo dizer grande coisa. Quando dá uma reportagem na televisão só choro!
    Na verdade, tento encarar como uma oportunidade para quem vai... Quem sabe, amanhã, não tenha que fazer o mesmo, e é assim que quero ver: uma aventura, uma oportunidade e não uma obrigação. No entanto, ... e os meu pais? e a minha familia? e a minha casa? e a minha cidade? e os meus amigos?! Bom, vamos ficar por aqui! :(
    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nunca emigrei e, para já, não penso nisso.... mas nunca se sabe que voltas a vida dá :S

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  8. Se emigrasse apostava em ir para a Alemanhã (pois sei falar alemão e tenho lá família) ou Brasil.
    Ou então ser hospedeira de borso num pais como Abu Dhabi ou Dubai e viajar e trabalhar pelo mundo.

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Comigo acontece o mesmo. Descubro que há sempre alguém meu amigo que emigrou. Antigamente colocava essa hipótese de lado, mas sinceramente acho que é uma das melhores hipóteses para mim. Vai custar, ai isso vai, mas se for para nos fazer crescer, ganhar independência e dinheiro eu vou!

    ResponderEliminar
  10. Se tivesse uma proposta de emprego fora do país, ia na hora!

    ResponderEliminar
  11. Eu voltei para os Açores na esperança de por cá ficar, apesar de ter um curso dificil para me conseguir fixar cá (pelo menos na minha ilha ta dificil), cá conheci o meu namorado que também tem a mesma ideia, queremos estar perto da familia, mas... vamos ver, espero que consigamos manter-nos cá!
    Mas sei, que a minha irmã acabando o curso este ano, segue rumo à Escócia ter com o namorado, e por isso lá se vai uma grande parte de mim para longe (apesar de ela estar em Coimbra agora, sempre tem mais férias enquanto é estudante, depois vai ser diferente) enfim, é isto que temos...

    ResponderEliminar
  12. Nunca pensei nisso e espero poder continuar a estar no meu país... Mas nunca sabemos as voltas que a vida dá...

    ResponderEliminar
  13. Assino por baixo de tudo o que disseste neste post!

    ResponderEliminar
  14. penso nisso...mas espero nao ter de.

    Paulinha

    ResponderEliminar
  15. Também sinto muita pena quando vejo amigos a emigrar. É pena, mas a necessidade obriga e isto aqui em Portugal não está fácil e admiro os que vão à luta.
    Se tivesse de o fazer, também faria.

    Beijinho e bom fim-de-semana *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Olá! Não recebeste o meu mail? :/
    Pois, eu tenho família um pouco por toda a parte, agora estou com o meu namorado na Suiça, a minha irmã está na Irlanda e os meus pais em Portugal. Já os pais do meu namorado estão em França :/ Não é fácil, as saudades apertam mas em duas horas de avião estamos todos juntos outra vez! E claro que isso significa que as férias são todas passadas a visitar a família back home mas pronto, é o que é :)

    ResponderEliminar
  17. Olá. Eu emigrei há quase 3 anos com o meu namorado para a Suíça. Sou enfermeira, a situação laboral em Portugal era complicada, ele tinha um bom trabalho mas teria de ir para fora, pelo que arriscamos vir os dois juntos. Se me arrependo? Apenas de não o ter feito logo que acabei o curso (esperei ainda 1 ano e meio). Se dói? Muito... as saudades estão sempre presentes, sinto-me tirar anos de vida aos meus pais a cada despedida. Mas se tivermos um espírito aberto conseguimos integrar-mo-nos e fazer amigos. Neste momento, aqui também já me sinto em casa. Tive a sorte de encontrar amigos que são como uma verdadeira família.
    E de cada vez que podemos ter férias, o destino de eleição é Portugal :)
    Gostava de regressar para ficar, mas só o tempo o dirá... mas certamente que não será a curto prazo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Eu estou ainda a tirar um curso que sempre teve emprego garantido (medicina). Neste momento as coisas mudaram e já nem há estágios para todos os alunos. Não queria de forma alguma ir lá para fora, mas se tiver de ser...

    ResponderEliminar
  19. Também conheço bastante gente a ir embora para outros países e com empregos e ordenados muitos bons mesmo! De facto é uma solução a considerar mesmo, e é com o dizes somos do mundo! Ainda por cima com as redes sociais e facilidade de comunicação e transportes hoje em dia é muito mais fácil :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente, durante os 3 anos da minha licenciatura fui bombardeada com essa hipotese, que mais parecia uma certeza do que uma possibilidade.. Tenho noção que já ng acredita que isto vai melhorar, mas enquanto puder vou cá ficar, pois ir à procura de uma vida melhor longe dos meus parece-me um contra-senso, pois só ao lado deles a minha vida é melhor. Posso pensar assim por ter arranjado trabalho relativamente rápido, mas sei que ir para fora me mataria aos poucos.. No entanto, ''nunca digas nunca''. :/

    ResponderEliminar
  21. Sinceramente pondero essa situação, mas tenho evitado pensar muito nisso por causa da minha família que me ia custar horrores.
    Mas terei que ir em caso de desespero e sim, é muito triste, mas é como tu dizes, começamos a ser do mundo.

    ResponderEliminar
  22. Portugal esta numa situação económica terrivelmente assustadora, e quem tem coragem e espirito para emigrar acho que é uma boa decisão...eu não tenho muito esse espirito...:///

    ResponderEliminar
  23. Tenho imensa vontade de o fazer, mas estando recentemente casada e o facto de o Mister ter um trabalho que adora e estar super bem, fez-nos ficar por cá... Não digo que nunca irei, mas por agora desistimos.
    Mas ficarei sempre com o bichinho... lol

    ResponderEliminar
  24. É realmente triste quando emigrar é a única solução!

    therainbowbyni.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Infelizmente já conto uns quantos amigos que se viram obrigados a emigrar. É triste mas a verdade é que este não tem sido um país de oportunidades para a nossa geração... Resta-nos desejar-lhes muita sorte e coragem.

    ResponderEliminar
  26. a emigração está novamente a ser um fenómeno em massa, como já foi há alguns anos atrás. Eu não emigrei, mas os meus pais foram emigrantes e se querem saber acho que nunca deveriam ter voltado. Hoje estaríamos muito melhor na vida ... Quanto a mim, só pondero emigrar para países onde possa manter a minha língua materna e sendo assim não tenho muitas opções

    ResponderEliminar
  27. Eu mudei-me há quase 2 meses para Espanha, apenas porque tive a oportunidade de trabalhar na minha área assim que terminei a licenciatura, coisa que em Portugal é já raro de acontecer. No entanto, só vim porque tive essa mesma oportunidade e porque é uma coisa com termo, em Junho já estou de volta a Portugal definitivamente. Se fosse por tempo indeterminado provavelmente não teria vindo, muito menos se fosse apenas para tentar a sorte, sem nada já previamente acordado em termos de trabalho. Quero apostar em Portugal, não quero virar as costas ao meu país, mesmo sendo difícil conseguir trabalho. Não estou longe de casa, tanto que vou várias vezes por mês visitar a família (nesse aspecto não tenho do que me queixar), mas custa-me imenso de cada vez que tenho de voltar para Espanha porque tenho de trabalhar. No fundo estou dividida: a vida inteira em Portugal e o trabalho do outro lado da fronteira. Enfim, é complicado, mas lá está, é uma questão de meses até voltar e começar investir no país do meu coração.

    ResponderEliminar
  28. Eu vivo em Andorra à uns meses, nao é facil, a primeira vez que para cá vim chorei baba e ranho as 18 horas da viagem mas compensa

    nao vim pra cá ganhar um salario muito maior que o portugues mas pelo menos ganho, em portugal estava a entrar numa espiral depressiva e destruidora, estava presa a uma vida que nao me fazia feliz, a dar despesa aos pais, sem ver saida pra quebrar o ciclo

    sinto saudades do meu país e lamento muito estar a perder o crescimento do meu irmao, e as coisas boas em familia, pq sim, por muito que aja redes sociais e assim nós perdemos toda uma dinamica familiar pq nao estamos la

    arranjei por ca namorado, argentino. nao sei se será para durar ou nao, ate pq a instabilidade começa a chegar cá e ele faloume q caso fiqe sem trabalho volta pra a argentina, nao sei ainda se o seguirei ou nao, mas algo que aprendi foi, saindo quebra-se a barreira que nos limita... se ja saimos pra andorra ou pra frança ou pra onde for, trocar para outro país qalqer é só um "Mais uma mudança"... o pior mesmo é conseguir sair


    mas nao te enganes, dói e perdes MUITO, mas tambem ganhas, ganhas a tua independencia e se for como no meu caso sanidade mental

    ResponderEliminar
  29. Dentro de dias irá fazer um ano que emigrei de forma definitiva. Acabei o curso de Enfermagem em 2011 e a minha procura por um emprego durou mais de 9 longos meses! Entrei cv's em todo o lado e mal tinha respostas! Também entreguei fora da área mas sem sucesso! Toda esta situação de estar dependente dos pais, de ter de pedir dinheiro para uma saída, ter investido 4 anos e rios de dinheiro num curso que senti não me ter servido para nada... tudo mexe imenso com o nosso psicológico! Até que ganhei coragem e me lancei para o meu primeiro emprego fora do país! Assinei um contrato de 4 meses e lá fui eu... foi uma experiência excelente mas no fim resolvi voltar para Portugal ainda com a esperança de conseguir algo. Passados 3 meses novamente sem respostas voltei a lançar-me para o estrangeiro... desta vez com um contrato sem termo. E cá estou eu... há praticamente um ano com o meu namorado que se juntou a mim, o que torna tudo muuuuito mais fácil! Se custa? Custa e há-de sempre custar. Há dias que a saudade nos corrói por dentro. Perdemos muita coisa estando longe, datas e momentos... mas também ganhamos muitas outras. Aprendemos a dar muito mais valor àqueles que nos rodeiam até às coisas mais simples do dia-a-dia, como um lindo dia de sol que entre tantos dias cinzentos te faz sorrir e pensar no teu maravilhoso país. Também ajuda bastante conhecer por cá pessoas na mesma situação... somos como uma segunda família! Não me arrependo desta decisão. Desculpa o grande testamento quase em jeito de desabafo... :)
    Um beijo.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar!
Love you all <3