15 de fevereiro de 2013

Cuidados de rosto (produtos passo a passo)

Passei a vida inteira a ouvir os conselhos da minha mãe no que respeita à aplicação de creme hidratante. Sempre tive a pele seca e, por vezes, de tal modo descamativa que me tornei disciplinada quanto ao uso de hidratante diariamente mas, fiquei-me por aí.
Com o passar dos anos comecei a conhecer mais produtos de rosto e a experimentar alguns sempre na expectativa de melhorar o aspecto da minha pele. Mas confesso que a variedade de produtos para o rosto é tanta que, por vezes, fico confusa quanto à sua funcionalidade e ordem de aplicação.

Eu não sou esteticista, nem Dermatologista, nem tenho nenhum curso de cuidados de beleza mas fiz uma pesquisa exaustiva, não propriamente para o blog mas, para ir de encontro às minhas necessidades, para me orientar e saber que passos podia ou não "saltar". Por isso partilho e espero que seja tão útil para vocês como foi para mim.


Estes são os pontos chave a reter! Nada de novo... E como o conseguir?


1º - Leite de limpeza

     Objectivo: Limpar a pele!
     De manhã permite a aplicação de outros produtos sobre uma pele limpa e livre das impurezas que são produzidas durante a noite. 
     À noite elimina a sujidade acumulada durante o dia, por isso quem não usa maquilhagem também deve utilizar e para quem utiliza maquilhagem permite remover os seus vestígios. 
     Devem conter esfoliante (caso contrário, utilizar um esfoliante). 

2º - Tónico

     Objectivo: Ganhar tonicidade » Evitar rugas!
     As suas funções são: reduzir os poros dilatados, uniformizar e reequilibrar o pH natural da pele, remover células mortas e deixar a pele fresca e tonificada (ou seja, firme). 

3º (opcional) - Sérum 

     Objectivo: Hidratar intensivamente! 
     O sérum é um produto de tratamento que se distingue do hidratante tradicional pela textura e pelos ingredientes. Actua mais rapidamente que um hidratante (função de hidratação intensiva) e trata eficazmente problemas específicos da pele. É mais fluído e menos gorduroso. 

4º - Hidratante

     Objectivo: Hidratar!   
     Deve ser aplicado duas vezes dia.
     Deve ter factor de protecção solar (FPS) - independentemente da época do ano.
     Pode conter ou não ingredientes anti-idade.

5º (opcional) - Creme reafirmante / revitalizante de olhos / anti-rugas

    Objectivo: Reafirmar / Disfarçar rugas e linhas de expressão!

6º (opcional) - Primer / Primário para base

     Objectivo: Preparar a pele para a Base!
     O primário serve para intensificar os benefícios da base, bem como prolongar a sua duração. Permite uma aplicação suave da maquilhagem e facilidade em fixá-la e esbatê-la. Pode conter FPS.

7º - Base

     Objectivo: Uniformizar (aspecto e tom da pele) e proteger!
     Uniformiza e ilumina a tonalidade da pele e também protege o rosto das agressões ambientais. Considero-a um passo fundamental porque funciona como a primeira linha de defesa da pele. (se ficarmos pelo hidratante, sofremos as agressões ambientais mais directamente)



Vou falar de outros produtos relacionados com os cuidados de rosto (todos eles opcionais) que podem utilizar como produtos extra e complementar/substituir os passos anteriores.

BB Cream

    Significa Blemish Balm o que se refere ao disfarce de imperfeições e cuidado da pele.
    É um creme muito versátil porque, para além da cor, hidrata, protege e uniformiza o tom da pele.
    Substitui: hidratante + base, portanto aplicam no 4º passo e terminam. (Há quem goste de aplicar o hidratante à mesma, antes do BB Cream)

Máscara

   Existem vários tipos de máscaras mas todas têm como objectivos: hidratar, esfoliar e nutrir a pele. Existem imensas receitas de máscaras faciais na internet com diversos ingredientes mas cuidado devido às irritações e alergias. Devem ser usadas apenas 1-2 vezes por semana seguindo as instruções de aplicação.
   Aplicam entre o 1º e 2º passo.

Vaporizações

    O seu objectivo é abrir os poros. Hoje em dia não é muito utilizado porque acredita-se que o próprio vapor formado no wc durante o banho tem a mesma função. No entanto e, dependendo do tipo de pele e situação, pode ser feito da forma tradicional - ferve-se água (pode-se juntar um punhado de ervas como, por exemplo, eucalipto, camomila, funcho, etc), coloca-se o rosto de forma a absorver os vapores, com uma toalha sobre a cabeça, durante 30 minutos.
     Aplicar antes do 1º passo.

Esfoliantes

    Ajuda a renovar a pele, eliminando as células mortas que a tornam seca, baça e desidratada. São produtos com textura granulada que devem ser aplicados com movimentos suaves.
    Devolve à pele o seu aspecto natural e deve ser realizado regularmente, em concomitância com o leite de limpeza, para que a pele possa absorver integralmente os restantes produtos utilizados nos cuidados de rosto.
     Aplicar depois do 1º passo.

Micro-dermoabrasivo

     É um produto de textura granulada, que serve para realizar uma esfoliação mecânica mais intensa que o esfoliante com o objectivo de renovar a pele de forma progressiva. Normalmente são produtos com micro cristais que quando aplicados na pele vão removendo as células mortas da epiderme camada a camada, proporcionando um efeito lifting instantâneo. A pele é renovada com novo colagéneo e elastina o que melhora substancialmente o seu aspecto.
     Deve ser realizado esporadicamente e evitado no Verão, quando há maior exposição solar.
     Aplicar como 2º passo.

Creme de noite

     O creme de noite é um hidratante (tal como o de dia) mas com a particularidade de ajudar na reparação dos danos sofridos durante o dia e controlar a perda de água por evaporação que aumenta durante o sono e pode deixar a pele desidratada, por isso é que apresenta uma textura mais "gordurosa".
     Aplicar após o leite de limpeza/desmaquilhante da noite.

Desmaquilhante

     Normalmente possuí duas funções: retirar a maquilhagem e limpar a pele. Portanto, para as meninas que utilizam maquilhagem, à noite não necessitam de utilizar o leite de limpeza. Devem começar por desmaquilhar os olhos e depois o resto do rosto. Evitar esfregar e forçar a "saída" da maquilhagem.
      Aplicar à noite, antes do creme de noite (se usarem) como substituto do leite de limpeza.

Para terminar, umas dicas essenciais que, sem as quais, é difícil alcançar uma pele perfeita, por mais cremes que usem!


Bom fim-de-semana e sempre com muita mania "na cara" (que é mesmo assim!)  

26 comentários:

  1. Que post super hiper mega completo! Adorei! É sempre útil relembrar e aprender os passos correctos!

    rainhadofashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos conselhos,estava mesmo a precisar,
    confesso que nem sempre faço o melhor,mas agora
    vou comprar uns cremes e afins...bjs

    ResponderEliminar
  3. Boa colectânea de informação :) Acho que acima de tudo é preciso saber-se o tipo de pele e se existem variações ao longo do ano. Vejo pessoas com a pele oleosa a usarem cremes para pele seca e vice-versa e esse é um enorme erro. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Vou criar um blog novo, se quiseres link diz (:

    ResponderEliminar
  5. Hi gorgeous:)))
    Thank you for your lovely comment in my blog, it is a pleasure to visit yours!!!
    I'm following you via GFC, would you like to follow me back?
    kisses
    http://styleglaze.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. eu sei que devia seguir isto tudo, mas fico-me pelo bb cream pela manha :/

    ResponderEliminar
  7. Isso mesmo =)
    No entanto, admito, que nem sempre sigo os passos todos.. Por vezes, a motivação não é grande e escapo!
    Mas tento cuidar da minha pele do melhor que posso!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  8. BoA, isto vem mesmo a calhar pra mim. :) Precisava de umas dicas.

    ResponderEliminar
  9. hahaha , adorei o teu comentário :p
    já voltei a pegar no relatório mas felizmente já acabou tudo por este semestre :D

    ResponderEliminar
  10. Jaaaasus, tanta coisa xD
    Bastante completo isso!

    ResponderEliminar
  11. Eu antes não ligava a nada dessas coisas de cremes e mimimis mas com o aproximar dos "intas" comecei a cuidar-me mais um bocadinho para ver se ninguém me dá os "intas" :)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pelos conselhos (:

    ResponderEliminar
  13. Fiquei descansada ao saber que tenho em conta a maior parte das dicas ^__^
    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Adorei o post! Bastante útil mesmo :)
    Muito bem explicado, estou completamente esclarecida ;)

    ResponderEliminar
  15. realmente dicas úteis, pena eu ser preguiçosa! :D

    ResponderEliminar
  16. Ahh eu tb faço o básico, mas olha as vaporizações convém serem feitas com soro fisiológico, já que a água contem sempre impurezas que depois são inaladas e absorvidas pela pele e o soro é estéril ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu geralmente não faço todo esse ritual, eu lavo meu rosto com sabonete 3X ao dia e vivo com creme na pele. Geralmente eu faço esfoliação de 15 em 15 dias.

    Bjss =*
    http://ma-cherrie.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Estas dicas são sempre interessantes:)) e bastante úteis!,

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Bons conselhos...mas eu sou tão preguiçosa :s Mas pelo bem da minha pele o leite de limpeza, o tónico e o creme hidratante tem que se tornar num hábito a não descurar nunca... :)

    ResponderEliminar
  20. Hi! I found your blog and I think your photos are amazing!!
    It would be nice to follow each other.
    Step by me if you have time!
    Tania
    www.glamourmaniacs.com

    ResponderEliminar
  21. Detetei uma falha gravíssima, não seguia o teu blog! Já fui a tempo e sou a tua nova seguidora :)
    Adorei este post, mais completo seria impossível!
    Religiosamente, todas as manhãs lavo a cara com um gel de limpeza que é também exfoliante, contudo a minha mãezinha diz que pode fazer mal à pele e assim nem sei se faço bem ou mal xD De seguida aplico um creme hidratante próprio para o meu tipo de pele! O tónico não sabia para o que era mas deixei de usar porque pensei que estava a causar as borbulhas que me estão a aparecer no queixo :\
    A noite uma toalhita de limpeza e todos os fins-de-semana uma máscara de argila verde :D
    Por isso acho que até cuido bem da minha pele *-*
    Um dos melhores conselhos que a minha mãe me deu foi mesmo esse que tens aí na lista, nunca dormir com maquilhagem :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  22. love your post.very informative.wanna folloe each other?http://glamourzone01.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Eu tento ter bastante cuidado, mas confesso que às vezes me desleixo um pouco! Por isso o teu post veio mesmo a calhar :P

    ResponderEliminar
  24. Gostei imenso deste post!
    Desde há uns tempos para cá tenho dado mais atenção à minha pele e aos produtos que coloco. E tenho reparado que às vezes saltava uns passos importantes e este tipo de posts e a minha pesquisa fez-me perceber isso e ter mais atenção à pele :)
    Mais vale prevenir que remediar!

    Adorei mesmo, parabéns!

    Beijinho,
    C.

    http://3littlelettersabc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar!
Love you all <3