3 de janeiro de 2014

Desintoxicação

Passada a época de festas, é preciso reeducar o nosso estômago, a nossa boca e o nosso cérebro. Eu, pessoalmente, tenho consciência que abuso sempre nesta época e alimento-me desmesuradamente e constantemente de comida hipercalórica, gordurosa, e com quilos de açúcar. Mas quem é que resiste? É praticamente impossível. 
É por isso que, agora, chegou a hora de fazer (ou tentar!) uma dieta desintoxicante. Nada de parvoíces ou fundamentalismos, muito menos passar fome, nunca fui dessas coisas. 

Fiz alguma pesquisa e cheguei à conclusão que 3 dias chegam para reeducar o organismo. 
'Bora' lá, não é difícil. 

Jejum:

- 1 copo de água com gotas de limão/lima
(vou prolongar este passo por mais tempo...)


Pequeno-almoço:

- Fazer no blender um sumo/batido com: fruta (pode ser qualquer uma mas para desintoxicar o ideal é abacaxi/ananás e/ou maça), hortelã, gengibre, sementes de linhaça e chia. Para acompanhar amêndoas (sem sal).
(eu costumo fazer um batido matinal idêntico, mas com banana, frutos vermelhos, proteína em pó, aveia e sementes, mas junto leite para dar consistência e aguentar até ao meio da manhã sem fome...)


Almoço:

- Sopa de legumes (sem batatas. Eu uso courgette e é uma excelente alternativa)
- Peixe (qualquer) ou carne branca (perú, frango, galinha) grelhado
- Legumes (cozidos, grelhados ou salteados - com azeite)
(com a Wok conseguem-se coisas maravilhosas!)


Jantar:

1º dia - Só sopa 
(sugiro que o façam caso se deitem cedo porque jantar só sopa ás 20h e ir para a cama ás 24h não resulta, porque a fome vai apertar e vão atacar tudo o que aparecer antes de ir para a cama o que deita tudo a perder. Ou fazem um lanche tardio, ou deitam-se cedo e sem fome!)
2º dia - Sopa + vegetais/salada
3º dia - Sopa + vegetais (salada) + ovo 


Lanches: 

- Gelatina 
- Chá (verdes, Rooibos ou cavalinha), devia ser sem açúcar mas eu coloco um pouco de açúcar amarelo senão não consigo beber. 
- Frutos secos
- Fruta
(Pode-se comer tudo ou repetir, se a fome assim o exigir)


Não me parece nada mal! O que acham? 
Aliás, aqui fica a base de uma alimentação saudável, e depois podemos cometer alguns excessos sem comprometer nada. 

13 comentários:

  1. por acaso não sou pessoa de abusar nos doces :P
    mas é uma boa dieta ;)

    beijihoss

    ResponderEliminar
  2. Acho que é uma excelente dica. Agora só falta a força de vontade.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei imenso do teu plano de desintoxicação, fez-me lembrar os programas do Dr.Oz! O meu plano agora consiste voltar a comer muitos legumes e fruta e tentar esquecer os doces :) Engraçado, é que sem intenção, fiz três refeições seguidas só a base de sopa. Mas falhei nos lanches ahaha
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu mudei completamente o meu estilo de vida hà cerca de 1mês.
    Primeiro por razões medicas mas agora não me vejo voltar atràs e nem acredito o que estava a fazer ao meu corpo..
    Agora como de forma tão saudável e compro muito ingredientes que desconhecia e sinto-me feliz!!!! Isso e o ginásio 5 dias por semana Hehe

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo ter cuidado com a minha alimentação, mas preciso mesmo de fazer uma dieta até porque agora nas festas fartei-me de comer! Obrigada pelas dicas querida

    ResponderEliminar
  6. Recebi-o como prenda de Natal e aproveitei logo para o começar a ler se não com as aulas é mais complicado. A verdade é que não consegui parar porque adorei a história. Estava com grande expectativa e, mesmo assim, conseguiu surpreender-me pela positiva :)

    Depois desta época de doçarias, essa dieta de desintoxicação parece-me muito bem

    Obrigada pelo comentário! Sê sempre bem-vinda ao meu blog
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Não te esqueças que a fruta contem açucar também, embora natural, e por isso não deves ultrapassar as duas peças médias, dando prioridades a maças, kiwis e bananas (só uma por dia) .
    Espero ter ajudado!
    Beijinhos, Andreia :)
    www.redcarpeteveryday.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Eu por cá também foi uma desgraça, daqui para a frente tenho de entrar na minha dieta também, comer mais saudavel senao ta tudo desgraçado! lol

    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não consigo ser assim tão rigorosa no que como...://

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Tenho de começar a minha detox...aiaiai *

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar!
Love you all <3